Tradutor

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

quinta-feira, 28 de julho de 2011

DIÁRIO DE VIAGEM DE DOM GERALDO



I - Ordenação do Pe. Renato Mendes de Souza
Sexta Feira, 15 de julho de 2011, às 18:30h, saímos com Dom Benedito e 24 pessoas, no mini-ônibus do Sr Mazarope, par empreender a viagem até Cerejeiras (1.200 km). Vamos presidir à ordenação do Diácono Renato Mendes de Souza. O longo trajeto se desenrolou sem incidente e chegamos sábado às 13 horas, em Colorado do Oeste, acolhidos pelos Padres Wilian e Jorge, jovens Pároco e Vigário de N. Sra. Aparecida o.  A maioria dos viajantes fica com eles em Colorado, enquanto Dom Benedito e eu mesmo, somos conduzidos a Cerejeiras onde será celebrada a ordenação presbiteral.
 Domingo 17 de julho, ás 9 horas, a bela Igreja Cristo Salvador, está lotada com 1.200 pessoas (foto) O tempo é bom. A Igreja bem arejada. Os cantos e a cerimônia toda muito bem preparados pelo Pe. Adão dos Reis, as Irmãs de São João Batista e uma numerosa equipe de voluntários. (Foto igreja dentro)
Visitantes vieram de toda a diocese e também do Paraná onde o diácono Renato passou 7 anos estudando filosofia e teologia.
Os momentos mais comoventes permanecem: a despedida dos pais (foto dos pais com Pe Renato)  e da família, a prostração no chão, a imposição das mãos pelos bispos ordenantes (fotos de D. Geraldo e D Benedito impondo as mãos), por Dom Benedito e todos os padres presentes, a unção das mãos que os fiéis irão beijar antes de receber a bênção do Néo-Sacerdote a seus pais e familiares... (Imposição mãos dos bispos, Pe Renato com pais),
 Dom Geraldo focalizou a importância para nossa diocese das ordenações deste dias:
Este mês de julho é um mês abençoado para a diocese de Guajará-Mirim, pois acontecem uns eventos que jamais tinham ocorrido em nossa missão: duas ordenações presbiterais no mesmo ano e no mesmo mês! A ordenação do diácono Renato Mendes de Souza, hoje, e a ordenação do diácono Raimundo Batista dos Santos, no próximo domingo 24 de julho. (Foto Padres e bispos com Pe Renato após primeira missa)
“Uma Igreja só é completamente autônoma quando tem um numero suficiente de padres diocesanos. Foi o nosso grande esforço, nestes últimos 30 anos do meu episcopado, que continuará com Dom Benedito Araújo, nosso novo pastor da diocese de G. Mirim,”
Evidentemente, a paróquia ofereceu um churrasco (com matança de 5 bois oferecidos) para 2.500 pessoas. 
 II- Encontro dos padres diocesanos em LAS TORRES(fotos De Las Torres)
De Cerejeiras fomos a Cabixi para um encontro dos padres diocesanos de G.Mirim com o bispo Coadjutor, Dom Benedito e com D.Geraldo.
Passamos os dias 19 e 20 de julho, na pousada dos amigos, Waldecir e Nice, u=num lugar encantador do alto Guaporé, chamado “ As Torres” . Dois dias de intercambio e reflexões em que colocamos toda a nossa vida de padres desta diocese diante do novo bispo. Falamos de nossos projetos como a futura assembléia diocesana do mês de outubro, com 160 representantes de todas as paróquias e da festa de “despedida” da administração diocesana de Dom Geraldo ( que quer viver sua aposentadoria entre nós!) e da posse de Dom Benedito, no dia 8 de dezembro de 2011.
A pousada dos amigos Valdecir e Nice foi construída em frente às Torres que estão do lado da Bolívia ( foto rio, mata e torres). São umas rochas resistentes às águas e aos ventos que dominam  a mata, tendo um aspecto de castelo em ruínas. Atravessamos o encantador Rio Guaporé e subimos até lá, de onde tivemos uma vista esplêndida sobre o vale do Guaporé e a mata que rodeia de toda a parte boliviana, pois do lado do Brasil está tudo desmatado, infelizmente!(fotos do grupo aos pés das Torres)
Não faltou uma pescaria onde D. Benedito se revelou um bom pescador.( Foto de Dom Benedito com um peixe que fisgou)1,
 III - Domingo 24 de julho, ordenação do diácono Raimundo Batista dos Santos
Saímos de Cabixi na sexta feira dia 22 de julho  às 7:30 h. São 700km para chegar a Seringueiras. Às 15 h estávamos em S. Miguel do Guaporé, onde cumprimentamos o Pe José Roca, entre nós durante 2 meses de formação aos nossos leigos e aos diáconos permanentes. Às 16h estávamos em Seringueira em plena efervescência para a ordenação do domingo. O Pároco Pe Luis Llamas realizou um grande e magnífico salão que será inaugurado com a ordenação do Pe Raimundo. (Foto do salão repleto de gente).
No domingo de manhã as delegações chegaram aos poucos: 10 ônibus de São Miguel, 4 de Costa Marques, gente de toda a diocese e até um forte delegação do Paraná, com os Pe. Sidnei e O..... ex-reitores de seminário dos Renato e  Raimundo.
A mesma emoção, o mesmo entusiasmo e fervor que em Cerejeiras. O bonito salão ficou pequeno demais, e são centenas de fiéis que permanecerem em pé durante as 2:30h que durou a cerimônia!
O Pe Raimundo se emocionou em vários momentos, principalmente quando agradeceu sua mãe, evangélica da Assembléia de Deus, que nunca se opôs à sua vocação sacerdotal, incentivando-o sempre a ser fiel ao chamado de Deus.(foto do Pe Raimundo agradecendo os pais sentados no primeiro banco)
 O Reitor do Seminário, Pe Miguel Pace, enviou-nos um belo parecer a respeito do seminarista Raimundo:
*       “O que se destaca sempre no testemunho de vida do Raimundo é a simplicidade e o espírito de pobreza deste filho de uma família muito humilde. Ele não tem nenhuma preocupação em aparecer, se destacar, sobressair. Seu intuito é servir, é atrair não para si, mas para Cristo e para a Igreja.”
      Que Maria, cuja vida foi simples e pobre, conduza Renato e Raimundo nos caminhos dos discípulos missionários de Jesus, sendo padres simples e pobres, corajosos diante das injustiças e alegres ao viver e anunciar a Boa Nova do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário